Quem Somos

Quem Somos

CAAJA

Centro Acadêmico Antonio Junqueira de Azevedo

O CAAJA é o Centro Acadêmico da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto – USP, e é denominado Centro Acadêmico Antonio Junqueira de Azevedo. Fundado em 2009, “sob forma de associação civil, sem fins lucrativos, apartidária, sem prazo determinado de duração, com sede e foro na cidade de Ribeirão Preto” (fonte: estatuto do CAAJA). O nome do nosso CA é uma homenagem ao professor, mentor, idealizador e articulador da criação da nossa Faculdade de Direito de Ribeirão Preto.

O Centro Acadêmico, ou CA, é a entidade representativa da coletividade dos alunos. Congrega representantes eleitos entre os estudantes de uma faculdade. Possui uma estrutura própria de funcionamento, pela qual os alunos se expressam, direta ou indiretamente, quanto aos mais diversos assuntos, democraticamente.

É evidentemente o maior órgão político estudantil no âmbito de uma Faculdade. Todo CA tem o poder-dever de atuar com e pelos estudantes nos assuntos internos da Faculdade, seja por meio de ações concretas, participações em debates sobre os assuntos interessantes ao meio acadêmico e de relevância pública, ou mesmo a promoção dos mesmos.

O Centro Acadêmico também vai além dos muros da Faculdade e da Universidade; seus deveres também se estendem para esse âmbito. Além do nosso dever como cidadãos, porque somos estudantes de uma excelente universidade pública e ela oferece incontáveis e poderosos instrumentos de transformação social, que não são acessíveis para toda a população. Logo, nós estudantes, como detentores desses instrumentos, temos como dever prestar seu bom uso perante a sociedade. Devemos, então, sempre voltar nossos olhos, ouvidos e bocas para o lado de fora, aprofundar-nos mais no universo que nos cerca. Se as pessoas lá fora não conseguem usufruir diretamente de todo o espetacular arcabouço que uma universidade tem, cabe a nós fazer com que isso aconteça, excedendo os limites da faculdade, levando-a para fora e trazendo para ela o que aprendermos lá.

Deste modo, é importantíssimo papel e dever de um CA elaborar e estimular projetos culturais e sociais; promover participação e criação de eventos de cunho científico, social e político, trazendo questões relevantes da atualidade, abrindo não somente aos estudantes, mas procurando também abranger e facilitar o acesso de toda a comunidade, de modo a incentivar a reflexão quanto aos mais diversos temas. A busca pela pluralidade, aqui, é essencial. Quanto mais abrangentes forem a participação das pessoas e os temas discutidos, mais aprendizado e crescimento conseguiremos atingir, e mais coisas conseguiremos mudar juntos.

Há uma enorme distância entre o que aprendemos nos livros e o que realmente acontece por aí. É muito mais fácil ficar enclausurado na beleza teórica da ciência dentro das bibliotecas e salas de aula. Entretanto, o grande desafio é ter forças pra exceder essa redoma e compreender que somente nos abrindo e desarmando perante a diversidade é que realizaremos nosso primordial dever: o de contribuir para a construção de uma sociedade justa, sem desigualdades e sem preconceitos.

É extremamente importante assinalar, aqui, que o CAAJA não é constituído apenas pelos representantes eleitos. Estes últimos apenas desempenham funções mais específicas, de gestão e administração. Entretanto, TODOS os alunos da FDRP devem SEMPRE contribuir com todas as ações do CA, porque só assim nós, alunos, teremos força para concretizar nossas ideias.

Departamentos


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/caaja/www/wp-content/themes/caaja/template-quem_somos.php on line 55